Educação personalizada: os desafios da tendência que pode melhorar os resultados de nossos alunos
O conceito é simples: as pessoas não são iguais. E não aprendem na mesma velocidade. E, mais importante, as pessoas não têm interesse em aprender sobre tudo. Por fim, saber de tudo está cada vez mais impossível tendo em vista a impressionante quantidade de informação que produzimos atualmente.
Com a presença marcante da internet em quase todos os lugares, não podemos mais pensar no ensino da mesma maneira que se pensava antigamente. A cada dia, em meio a um grande volume de dados, inúmeras fontes de conteúdo e o incessante surgimento de novas tecnologias, a personalização da educação apresenta-se como uma ótima estratégia para melhorarmos o aprendizado nas escolas.
É claro que nem tudo são flores, por isso listo abaixo alguns dos benefícios e também algumas das dificuldades na implementação de uma estratégia de educação personalizada nas escolas.
Benefícios
O uso de tecnologias de personalização no ensino amplia e multiplica a(s) voz(es) do professor e com isso proporciona um ensino quase individualizado, mesmo em turmas com mais de 30 alunos. Além disso, a simples inserção de tecnologias em sala de aula desperta a curiosidade dos alunos, o que possibilita um aprendizado mais eficiente.
A utilização de aplicativos específicos também pode auxiliar o professor a ter um acompanhamento individual e o consequente diagnóstico mais preciso da evolução e do entendimento de cada aluno para que, posteriormente, sejam traçadas estratégias de melhoria de ensino individualizadas.
Dificuldades
Apesar dos benefícios da educação personalizada, algumas barreiras ainda necessitam ser vencidas. Para a eficiente utilização de sistemas e aplicativos que permitam a personalização em sala de aula, vale lembrar que o acesso de boa qualidade à internet é essencial para a implementação dessas ferramentas na escola.
Além disso, também deve-se observar a cultura e as condições sociais do ambiente escolar, para que assim se identifiquem as ferramentas que trazem melhores resultados em cada contexto. Também é necessária a criação de estratégias para a continuidade das atividades em casa, de modo que o aprendizado não se limite apenas ao ambiente escolar.
A orientação do professor no sentido de mostrar ao aluno como filtrar as informações que encontra, ensinando como exercer senso crítico sobre os dados colhidos também é de vital importância. A atualização contínua dos professores, a fim de que aprendam a usar as ferramentas em sala de aula e avaliem continuamente as que trazem melhores resultados ao ensino também é fundamental. Esse talvez seja o fator que mais se destaca no sucesso da implementação das tecnologias de educação personalizada.
Apesar da eficiência da educação personalizada depender de vários fatores, as tecnologias de personalização são uma grande oportunidade para escolas e professores que buscam melhorar resultados no ensino. Portanto, cabe aos profissionais de educação a interação com estas novas tecnologias e recursos didáticos, para que possam exercer com maior prazer, facilidade e eficácia a tarefa de educar nossas próximas gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário