quinta-feira, 1 de maio de 2014

Bem vindo à Associação Educacional Labor

Você já deve ter se perguntado porque crianças e jovens não se adaptam à escola, não conseguem aprender, acabando por abandonar os estudos.
Muitos afirmam que isso acontece devido a problemas cognitivos, afetivos ou físicos dos alunos; ou por eles virem de lares desfeitos, pais desinteressados, etc.
Mas as pesquisas demonstram que isso não é fato. Na realidade, constata-se que a forma como o sistema escolar está organizado não é adequada aos alunos, ao seu ambiente cultural, à sua vida.
Tendo como base anos e anos de experiência e reflexão sobre a criança brasileira e a realidade escolar no país, a equipe de educadores da Associação Educacional Labor identificou algumas das principais necessidades do sistema educacional para superar a crise em que se encontra.
Hoje em dia, há uma forte consciência de que a educação formal que uma criança recebe é mais que um benefício para ela e sua família: é fator indispensável para o desenvolvimento e a qualidade de vida do próprio país. Mas não é com palavras que se muda um modelo educacional. é com ações.
A Labor vem contribuindo para essa mudança através de projetos práticos, nos quais aplica e avalia ações concretas que tornam o processo educativo e um ambiente da escola mais favoráveis à aprendizagem. Gestores, educadores e toda a comunidade escolar contribuem para isso, gerando condições para o sucesso do aluno que, motivado, avança cada vez mais em seus estudos e em sua condição de jovem cidadão.
Foi partindo desse pressuposto que nasceu a Associação Educacional Labor.

Educação personalizada: os desafios da tendência que pode melhorar os resultados de nossos alunos

Inovação na Educação. NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ERA DIGITAL.O conceito é simples: as pessoas não são iguais. E não aprendem na mesma velocidade. E, mais importante, as pessoas não têm interesse em aprender sobre tudo. Por fim, saber de tudo está cada vez mais impossível tendo em vista a impressionante quantidade de informação que produzimos atualmente.
Com a presença marcante da internet em quase todos os lugares, não podemos mais pensar no ensino da mesma maneira que se pensava antigamente. A cada dia, em meio a um grande volume de dados, inúmeras fontes de conteúdo e o incessante surgimento de novas tecnologias, a personalização da educação apresenta-se como uma ótima estratégia para melhorarmos o aprendizado nas escolas.
É claro que nem tudo são flores, por isso listo abaixo alguns dos benefícios e também algumas das dificuldades na implementação de uma estratégia de educação personalizada nas escolas.
Benefícios
O uso de tecnologias de personalização no ensino amplia e multiplica a(s) voz(es) do professor e com isso proporciona um ensino quase individualizado, mesmo em turmas com mais de 30 alunos. Além disso, a simples inserção de tecnologias em sala de aula desperta a curiosidade dos alunos, o que possibilita um aprendizado mais eficiente.
A utilização de aplicativos específicos também pode auxiliar o professor a ter um acompanhamento individual e o consequente diagnóstico mais preciso da evolução e do entendimento de cada aluno para que, posteriormente, sejam traçadas estratégias de melhoria de ensino individualizadas.
Dificuldades
Apesar dos benefícios da educação personalizada, algumas barreiras ainda necessitam ser vencidas. Para a eficiente utilização de sistemas e aplicativos que permitam a personalização em sala de aula, vale lembrar que o acesso de boa qualidade à internet é  essencial para a implementação dessas ferramentas na escola.
Além disso, também deve-se observar a cultura e as condições sociais do ambiente escolar, para que assim se identifiquem as ferramentas que trazem melhores resultados em cada contexto. Também é necessária a criação de estratégias para a continuidade das atividades em casa, de modo que o aprendizado não se limite apenas ao ambiente escolar.
A orientação do professor no sentido de mostrar ao aluno como filtrar as informações que encontra, ensinando como exercer senso crítico sobre os dados colhidos também é de vital importância. A atualização contínua dos professores, a fim de que aprendam a usar as ferramentas em sala de aula e avaliem continuamente as que trazem melhores resultados ao ensino também é fundamental. Esse talvez seja o fator que mais se destaca no sucesso da implementação das tecnologias de educação personalizada.
Apesar da eficiência da educação personalizada depender de vários fatores, as tecnologias de personalização são uma grande oportunidade para escolas e professores que buscam melhorar resultados no  ensino. Portanto, cabe aos profissionais de educação a interação com estas novas tecnologias e recursos didáticos, para que possam exercer com maior prazer, facilidade e eficácia a tarefa de educar nossas próximas gerações.

segunda-feira, 7 de abril de 2014


Título: Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?
Autor: Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional
Novas tecnologias
Identidade profissional
Professional develoment
Data: 2000
Citação: Ponte, J. P. (2000). Tecnologias de informação e comunicação na formação de professo-res: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, 24, 63-90.
Resumo: Este artigo analisa os desafios que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) colocam à formação de professores: Primeiramente, estuda o modo como as TIC marcam a sociedade atual, com efeitos profundos não só na vida econômica mas também na cultura e na identidade humana. A Internet, pontualmente, representa uma oportunidade além do acesso à informação, de produção e divulgação de materiais próprios, como também de interação. Posteriormente analisa o papel que estas tecnologias têm tido na escola e as dificuldades que têm surgido na sua integração. Após considera as alterações que as TIC estão trazendo ao trabalho dos professores e às suas relações com outros agentes educativos. Mais adiante apresenta alguns programas inovadores de formação inicial e contínua de professores, paradigmáticos dos rumos que actualmente pode assumir a formação e do seu paralelismo com os processos educativos em geral. Finalmente, apresenta algumas sugestões sobre os desafios para uma integração profunda e, ao mesmo tempo, crítica e de emancipação das TIC na atividade educativa.
Este artículo analiza los desafíos que las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) suponen para la formación de profesores. En un primer momento, estudia el modo en que las TIC influyen en la sociedad actual, con sus profundos efectos no sólo en la vida económica sino también en la cultura y en la igualdad social. Internet, muy en especial, representa una oportunidad añadida de acceso a la información, de producción y divulgación de materiales propios y también de interacción. Luego analiza el papel que estas tecnologías han jugado en la escuela y las dificultades que han surgido en su integración. Después considera los cambios que las TIC están produciendo en la labor de los profesores y en sus relaciones con otros actores educativos. Más tarde presenta algunos programas innovadores de formación inicial y continua de profesores, paradigmas de los rumbos que actualmente puede asumir la formación y su paralelismo con los procesos educativos en general. Finalmente, ofrece algunas sugerencias sobre los desafíos a los que hay que enfrentarse para lograr una integración profunda y, al mismo tiempo, crítica y liberalizadora de las TIC en la actividad educativa.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/3993
ISSN: 1022-6508-X
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Internacionais